Localização do Templo

Rua Ninho de Imarés (antiga Rua 02), nº 101 - Vargem Grande (Colônia)

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Missão Nova Soure: Um só povo, um só coração

*Por Fernando Jesus

A paz do Senhor Jesus que excede a todo o entendimento
            Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo nos agraciou esse mês com a oportunidade que nos concedeu de fazermos uma missão à curto prazo na cidade de Nova Soure, interior da Bahia. A Missão Nova Soure – Bahia foi realizada entre os dias 08 e 11 de setembro, durante a Conferência Missionária da Assembléia de Deus da Missão.
            Participamos e servimos à igreja local conforme a necessidade, oportunidade e de acordo com nossos dons e talentos. Também visitamos e damos apoio ao missionário enviado pela igreja Assembléia de Deus – Ministério do Belém – Setor 06 – Santo Amaro (missionário Jucivaldo e família). Fomos preparados para servir.
            Nossa equipe de São Paulo foi coordenada pelo missionário Sid Ramos. Compuseram o grupo: Cristovão Vaões (Sede), Fernando Jesus (Vargem Grande), Haiala Nogueira (Sede), Marcela Saretta (Progresso) e Maísa (7 de Setembro). Todos, exceto o Fernando (setor 52 – Parque Cocaia – Congregação: Vargem Grande 1) são do setor 06.
            Por mais que escrevamos ou falamos, poucas serão as palavras para expressar o que Deus fez em Nova Soure. Esses dias que passamos no nordeste do nosso Brasil foram de bênçãos. Aprendemos muito sobre o que é servir a Deus e fazer missões. Nossos irmãos de Nova Soure, e de povoados vizinhos, tem muito a nos ensinar sobre zelo, dedicação e compromisso para com a obra do Senhor Jesus. Um texto é pouco para contar todas as experiências que vivemos.
            Chegamos em Salvador na quinta-feira, dia 08 de setembro, e seguimos para Nova Soure. Os rapazes ficaram em uma pousada e as meninas ficaram na casa de famílias de missionários da igreja durante a viagem missionária.
            Sexta-feira almoçamos todos juntos na casa do missionário Joca e da irmã Silvana (casa onde as meninas estavam hospedadas), conversamos e revisamos a agenda. Depois do descanso do almoço fomos para a casa do missionário Jucivaldo e família. Conversamos bastante e fomos com eles para o Culto de Missões na igreja do povoado. O missionário Jucivaldo dirigiu o culto. As irmãs Maísa e Marcela, e o missionário Sid deram uma saudação, a irmã Haiala louvou ao Senhor e o irmão Fernando pregou a Palavra de Deus. Após o culto abençoado fomos para a casa do missionário, nos confraternizamos novamente e pegamos a estrada de volta para descanso.
            No sábado, 9 de setembro, ocorreram dois eventos paralelos á tarde: a Reunião de Obreiros e Esposas e a Atividade com os Jovens na escola do povoado chamado “Estado”. O Cristovão deu um ensino sobre Missões na reunião, o Fernando contou seu testemunho (chamada missionária) e a Marcela fez uma oração. O coordenador de Missões de Nova Soure, presbítero Joca, apresentou o relatório de Missões e o pastor setorial deu um testemunho impactante que comoveu a todos, ocasião em que sentimos fortemente a presença do Espírito Santo de Deus em nosso meio.
            Paralelamente à Reunião de Obreiros e Esposas, os jovens da igreja sede e dos povoados se reuniram na escola do povoado “Estado” para a atividade com o pastor Sid e as jovens Haiala e Maísa. O pastor Sid ensinou aos jovens uma canção africana de louvor a Deus (uma letra de fácil aprendizado).
            Após os dois eventos foi servido um lanche na escola para todos. E à noite foi celebrado um culto ao Senhor na mesma escola. Nós, da equipe de São Paulo, participamos ativamente do Culto de Missões na escola: o Cristovão fez uma oração, a Maísa cantou um hino, a Haiala deu uma saudação, o pastor Sid ensinou novamente e cantou a canção africana com todos presentes, e o Fernando ministrou a Palavra de Deus no culto. A mensagem foi: “Do homem são as preparações do coração, mas do Senhor a resposta da boca” (Provérbios de Salomão 16.1). Uma jovem aceitou Jesus chorando. Muitas meninas pediram orações e para abraçar a Haiala, e choravam. Muitos jovens vieram falar conosco dizendo que tudo que aconteceu serviu de aprendizado e inventivo à eles. Nós de São Paulo também fomos impactados.
            Muitos jovens estavam presentes e voltamos para as casas juntos com eles. A Igreja fretou dois ônibus para buscar e levar os jovens dos povoados para a Conferência Missionária (sábado e domingo). A viagem de volta foi bem animada.
            Domingo participamos da Escola Bíblica Dominical. Os professores foram o missionário João Fabio (igreja local) e o pastor Sid. Dois ensinos edificantes. Jovens e adultos participaram da classe. As crianças tiveram aula com a Marcela e colaboração da Haiala. O Cristovão, o Fernando e a Maísa participaram da aula com os jovens e adultos. A Haiala cantou um hino na aula dos jovens e adultos.
            À tarde almoçamos todos juntos (equipe de São Paulo e missionários e obreiros de Nova Soure). Depois foi realizado um culto na praça de Nova Soure. Mais de cem irmãos participaram do culto (da sede e dos povoados). Os jovens da sede (que tem um grupo de teatro) foram desafiados a apresentarem uma peça teatral na praça e aceitaram prontamente o desafio. Uma belíssima interpretação da peça “Lifehouse – Everyting”. O pastor Sid dirigiu o culto, a Haiala cantou um hino, um novo convertido cantou uma música de composição sua tocando violão. Canção de letra simples e belíssima de louvor a Deus. Os jovens da sede e dos povoados se uniram para cantar um hino ao Senhor. Ao final do culto a igreja deu as mãos e abraçou a praça da cidade, em seguida viraram, de mãos dadas, e oraram por Nova Soure, para que Jesus abençoasse a cidade.
            À noite foi realizado o Culto de Encerramento da Conferência Missionária na igreja sede da cidade. O tema era: “Não temas, mas fale e não te cales” (Atos 18.9). A igreja estava lotada. Irmãos da sede, dos povoados e convidados encheram a Casa do Senhor. Todos os missionários do campo estavam presentes. Os jovens da sede e dos povoados cantaram juntos novamente, o culto teve muitos louvores, o pastor Sid foi o preletor da noite e no final do culto nós, jovens de São Paulo, cantamos um hino de louvor a Deus junto com a igreja. Um culto abençoado. Ao Senhor a glória! Um encerramento digno da majestade do nosso Deus.
            O que vivemos, vimos e aprendemos em Nova Soure ficará para sempre guardado em nossos corações. Uma igreja forte e atuante que vive e respira missões. Exemplo para nós de São Paulo que muitas vezes deixamos de ir à igreja por motivos insignificantes é ver distâncias enormes até a igreja serem percorridas com amor e dedicação à obra de Deus, mesmo sob sol quente ou com muito pó no caminho.
            Obrigado, irmãos de Nova Soure, pelo aprendizado. Somos um só povo, temos o mesmo coração. Nosso coração arde por missões. Sei que mui breve nos veremos. A Jesus, nosso Senhor, somente a Ele, seja a honra, a glória e todo o louvor.


*Fernando Jesus, secretário de Missões  
Secretaria de Missão Alcançando Vidas - AD Vargem  Grande 1  (setor 52)
Comunicação do "Departamento de Missões do Setor 06"  (Santo Amaro) 

[Aguarde, brevemente, muitas fotos da Missão Nova Soure - Bahia]

Nenhum comentário: