Localização do Templo

Rua Ninho de Imarés (antiga Rua 02), nº 101 - Vargem Grande (Colônia)

sexta-feira, 25 de março de 2016

O Papel do Educador na EBD - Profº Ronaldo Jesus


Profº Ronaldo Jesus 

Por Ronaldo Jesus*

Assim como aponta a retórica agostiniana, ele implica em pensar passos concretos. Desta forma, a finalidade do discurso está vinculada à ação concreta. Transformar a solução deste problema em ações concretas é algo que só acontecerá com a participação de todos. Com a escolha consciente de professores competentes e preocupados com o desenvolvimento espiritual e social superando seus anseios e interesses pessoais, com a participação efetiva de nossos setores, líderes religiosos e da instituição, fruto de iniciativas que visam a virtualidade incentivadora de nossos pastores, possibilitando aos nossos alunos a prática da cidadania, da leitura, o interesse espiritual e o acesso à cultura. 



"Enquanto mestres dos saberes teológicos, não podemos deixar que estes problemas presentes na Educação Cristã, tal como a falta de incentivo e divulgação de tal excelência, se tornem um motivo para que não cumpramos o nosso papel de educadores. Afinal, ninguém nos enganou com tal legado, ninguém nos disse que seríamos lembrados ou que seríamos valorizados pelo paternalismo educador." 

Como é do conhecimento do grande grupo de professores espalhados nesse Brasil à fora, essas ações são de extrema importância, mas cabe ressaltar aqui o quanto é importante a participação ativa dos professores nessa luta. Enquanto mestres dos saberes teológicos, não podemos deixar que estes problemas presentes na Educação Cristã, tal como a falta de incentivo e divulgação de tal excelência, se tornem um motivo para que não cumpramos o nosso papel de educadores. Afinal, ninguém nos enganou com tal legado, ninguém nos disse que seríamos lembrados ou que seríamos valorizados pelo paternalismo educador. 


"Assim, se nós optamos por lecionar, devemos saber que ser professor, mais do que uma chamada, um legado, uma profissão, se trata de uma missão"

É evidente que os problemas que estão na base da Educação Cristã estão muito além das competências dos professores para serem resolvidos, porém, a desmotivação dos professores diante de tal situação, acaba se tornando mais um problema a ser solucionado frente ao pré-requisito da igreja, o que torna ainda mais fácil a sua solução. Assim, se nós optamos por lecionar, devemos saber que ser professor, mais do que uma chamada, um legado, uma profissão, se trata de uma missão, pois acreditamos que se nós conseguirmos formar pessoas mais conscientes, com uma consciência crítica, que reflita a essência da vida e o que o rodeia na realidade, provavelmente teremos uma igreja fortificada em Cristo, livre de problemas vinculados ao pecado, dos quais reclamamos constantemente e agimos como ser tivéssemos secando gelo. 




*Ronaldo Jesus
Bacharel em Teologia - Faetesp
Especialização em Hebraico Bíblico e Exegese do Antigo Testamento - Fatisp
Curso de Extensão Universitária em Aramaico Bíblico - USP
Licenciatura em Filosofia - Unifai
Professor - Filosofia e Escola Bíblica Dominical
Pedagogia - Cursando 


Escola Bíblica Dominical
Classes para todas as faixas etárias

Todos os domingos, à partir das 8h 

Assembleia de Deus - Ministério do Belem 
Setor 52 - Parque Cocaia - Vargem Grande I
Rua Ninho de Imarés, 101 - Vargem Grande (Colônia)
São Paulo - SP 

  

Nenhum comentário: