EBD do Centenário
*Por Fernando Jesus
Domingo, 05 de junho de 2011, foi realizada a Escola Bíblica Dominical (EBD) do Centenário na nossa igreja local. Foi uma aula focada na história da Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Brasil. Desde a chamada dos missionários suecos (Daniel Berg e Gunnar Vingren) até os dias atuais, em que a igreja está espalhada por todo o território nacional e pelo mundo.
A aula foi ministrada pela Secretaria de Missões - sob a direção do presbítero Jonas, dirigente local, e do superintendente da EBD, cooperador Antonio - com a apresentação de fotos históricas e slides retratando a história de nossa igreja. As crianças participaram de uma aula diferenciada para suas idades; já os adolescentes, jovens e adultos se juntaram numa imensa classe memorável.
Os missionários Berg e Vingren moravam na Suécia, mas não se conheciam. Foram guiados pelo Espírito de Deus para os Estados Unidos, em 1909, onde foram batizados com o Espírito Santo – ainda sem se conhecerem. Quando se viram descobriram as cristocidências (não era mera coincidência) e a mesma chamada missionária que tinham. Uma confirmação que Deus estava verdadeiramente guiando-os. Pelo Espírito Santo foram guiados para a cidade de Belém, em Pará, norte do nosso Brasil, onde começa a história de nossa igreja.
Dentre tantas histórias, não podemos esquecer as irmãs Celina Albuquerque e Maria de Nazareth, primeiras assembleianas batizadas com o Espírito Santo. Os primeiros cultos da Assembléia de Deus foram realizados na casa da irmã Celina.
Irmã Celina Albuquerque |
Incrível também como muitos irmãos, que provavelmente nunca saberemos suas histórias nessa terra, contribuíram para o crescimento da igreja por todo o Brasil. De que forma? Levando o Evangelho a seus parentes e amigos por todo o país.
Se os alicerces foram fincados por Berg e Vingren, dois irmãos suecos, a semente foi espalhada por muitos irmãos Josés, Marias, Pedros, Anas...
Após a EBD tivemos, como de costume, nosso café de manhã. Em comemoração ao centenário foi servido um café da manhã especial para toda a igreja.
Berg e Vingren vieram ao Brasil sem saber falar a língua portuguesa. Aprenderam uma frase e por ela começaram a plantar a semente do Evangelho:
“Jesus Cristo salva, Jesus Cristo cura,
Jesus Cristo batiza com o Espírito Santo,
Jesus Cristo em breve voltará”.
Jesus Cristo em breve voltará”.
*Fernando Jesus é secretário de Missões
fernandojesus2012@hotmail.com
______________________________________
Culto da Centésima Ovelha
*Por Fernando Jesus
Domingo, 05 de junho, à noite, das 18h às 20h, foi celebrado em nossa congregação o Culto da Centésima Ovelha. O título é uma alusão á Parábola da Ovelha Perdida (Evangelho Segundo Lucas 15.4) ensinada por Jesus, que consiste no pastor que deixou suas outras 99 ovelhas, saindo em busca de uma ovelha que se desgarrou do caminho, trazendo-a de volta para o rebanho.
Assim como o pastor busca suas ovelhas perdidas, o Supremo Bom Pastor (nosso Senhor Jesus) inspirou nosso pastor presidente, José Wellington Bezerra da Costa, a celebrar esse culto em todas nossas igrejas, nesse dia 05 de junho de 2011.
Adolescentes, jovens e adultos que um dia fizeram parte do Corpo de Cristo, foram convidados a participarem desse culto especial. Pela graça do Eterno Pai a igreja estava repleta de visitantes.
O culto, dirigido pelo diácono José Odair, contou com a participação de toda igreja, inclusive com músicas cantadas pelos departamentos da igreja (crianças, adolescentes, jovens, Círculo de Oração e grupo de louvor).
A Palavra de Deus foi ministrada pelo dirigente local, presbítero Jonas Ferreira, com o tema: “Lo-Debar não é lugar para um filho do rei”. O texto está em 2º Samuel 4.4 e 9.1-13.
Na ministração, o presbítero Jonas discorreu sobre a queda, e o que acontece quando sofremos uma queda. Também falou sobre a importância de Ziba (personagem do texto bíblico, comparando-o com o Espírito Santo), em nossas vidas.
“Quando você decide sair de Lo-Debar, Deus usa de beneficência com você, recupera tudo que se perdeu e você é colocado de novo em lugar de honra”, afirmou o presbítero.
Após a ministração foi feito o apelo e almas se reconciliaram com Cristo. Um domingo em comemoração ao centenário da Assembléia de Deus no Brasil, e em memória dos nossos pais na fé, não poderia terminar de melhor forma: almas se rendendo ao Messias. Hoje é festa: a centésima ovelha voltou!
*Fernando Jesus é secretário de Missões
fernandojesus2012@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário