Localização do Templo

Rua Ninho de Imarés (antiga Rua 02), nº 101 - Vargem Grande (Colônia)

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Como termina nossa caminhada? - Ronaldo Jesus



*Por Ronaldo Jesus

Mateus 13.47-52

Nem na literatura judaica antiga, nem nos escritos dos essênios, nem em  Paulo, nem no Talmud, nem no Midrash, encontramos algo que possa ser comparado às parábolas de Jesus. Elas nos conduzem antes ao coração pulsante da vida do dia-a-dia á analogia, pela proximidade com a vida, por sua simplicidade e clareza, por uma compreensão amorosa para com os desclassificados em termos religiosos.



Portanto, enquanto definição, parábola, que no grego é parabole, significa "por ao lado de" com sentido de "comparar" usado para uma história breve; proferido por Jesus 41 vezes nos evangelhos sinóticos. É o terceiro grande discurso de Jesus onde fala sobre o Reino dos Céus. Dos quais temos o Sermão da Montanha, trabalho e conduta dos discípulos e a dispensação do fim.  

Entre alguns escritos tais como o Targum, livros apócrifos, o Qaddish e Josefo, raramente se encontra o termo "Reino" (de Deus), a Basileia, termo grego para o Reino dos Céus.

"O fato de Mateus usar o termo "Reino dos Céus" e não "Reino de Deus" era porque pelo fato de Mateus ser judeu e estar pregando para judeus, tinha um profundo respeito pelo nome divino", disse o profº Ronaldo Jesus

Versículo 47 - O Reino dos Céus, dito 25 vezes em Mateus, totalizando 54 vezes nos evangelhos sinóticos e em parceria com Lucas 9, temos 63 vezes.

Obs: o fato de Mateus usar o termo "Reino dos Céus" e não "Reino de Deus" era porque pelo fato de Mateus ser judeu e estar pregando para judeus, tinha um profundo respeito pelo nome divino.




Versículo 48b - É ainda semelhante à rede lançada ao mar, diktuon, rede de pesca em grego. 
Denota-se uma rede de arrastão onde não poderia ser manuseado por uma única pessoa.

O capítulo 13 de Mateus diz respeito a três parábolas sobre agricultura. Dessas Jesus insere a da pesca. A parábola da agricultura fala da semente: jogada em terrenos diversos, terreno duro, terreno pedregoso, terreno de espinhos, e, por fim, terreno bom. É uma semente e vários tipos de terrenos. A semente, por sua vez, é a Palavra de Deus, e o terreno o coração dos homens. Depois Jesus conta outra parábola, a do Joio e do Trigo. Aqui é o contrário - se a Parábola do Semeador é uma semente para vários terrenos, aqui são dois tipos de sementes para um coração.




Versículo 47c - Que apanha tudo. O Reino dos Céus é como uma rede que apanha todo tipo de peixe, quando os pescadores arrastam essa rede ele pegam todo tipo de peixe.

Versículo 48 - Quando está cheia puxam até a praia e, sentados, juntam o que é bom em vasilhas, mas o que não presta jogam fora. Desta forma, temos peixes bons e peixes ruins, porque vem todo tipo de peixe: bagre, todo tipo de sargaço (algas), vem peixes que não servem para nada. Esses tipos o pescador joga fora.

Versículo 49 - Então disse Jesus: Assim será o fim do mundo.
Os anjos do Senhor irão pegar a rede da Palavra que trouxe todo tipo de peixe, então ele irá separar o que é e o que não é. O que chama a atenção nessa parábola é que é lida pelo fim e não pelo começo; porque não importa como o peixe chegou na rede; importa é que no dia em que a rede for puxada e ter que separar um dos outros qual será o tipo de peixe que estará lá dentro?




Não é o processo de pescar, e o de separar peixe por peixe, porque na pesca vem de tudo, e na separação dos peixes que sabemos quem é quem. É uma parábola que vai falar não do nosso começo, mas como iremos terminar nossa jornada aqui na terra. Porque todos nós estamos nessa qualidade de peixe, em que nossa qualidade será examinada. 

Esse aqui é um peixe bom ou um peixe ruim? Ronaldo é bagre, Ronaldo é atum ou nobre como o salmão? É peixe de lama ou é traíra? É robalo ou é sardinha? Mas isso não é feito no começo do processo, e sim no final do mesmo.




Essa parábola inverte nosso processo de pensamento, como exemplo, o Evangelho não é um processo que junta apenas, o Evangelho é um processo que separa. A pregação junta um monte de gente, junta cerca de três mil pessoas. O Evangelho vai separar nessas três mil quem é bagre e quem é salmão.

Mensagem do Evangelho não junta apenas, a mensagem do Evangelho também purga, limpa os auditórios, porque nós estamos tão acostumados com a mensagem - venha, queira, unam-se, participe, venha para Jesus, o evangelho é lindo - essa mensagem junta mutas pessoas, mas o evangelho quando junta toda essa gente vai fazer separação de quem é quem.

"Mensagem do Evangelho não junta apenas, a mensagem do Evangelho também purga, limpa os auditórios, porque nós estamos tão acostumados com a mensagem - venha, queira, unam-se, participe, venha para Jesus, o evangelho é lindo - essa mensagem junta mutas pessoas, mas o evangelho quando junta toda essa gente vai fazer separação de quem é quem", disse o professor.

Portanto o Evangelho não é só uma mensagem de ajuntamento. O Evangelho é uma mensagem que separa, que limpa, que descarta. Porque a mensagem do Evangelho ao longo dos séculos se tornou algo popular. A pregação do Cristianismo se tornou até moda em alguns lugares, teve até artista se convertendo, jogadores de futebol de Jesus. Virou moda empresário dizer que suas empresas se tornaram empresas de sucesso. Se evangélico se tornou "ser chique".




Então o que é o reino? É limpar o sargaço das pessoas que se ajuntaram no Evangelho por motivos que não são. Porque senão fica tudo contaminado, não se sabe mais o que é o que é. A mensagem do Evangelho é: quais os motivos que o trouxeram aqui? Porque se os motivos não forem justos e verdadeiros então a mensagem é para separar quem é quem. Por que tem gente com vários motivos no Evangelho que se converteram com maldade, tem pessoas que fazem orações todas de maldição. Se você está no Evangelho por razões egoístas, interesseiras, ou com uma fuga para fugir da vida, irá encontrar no diabo um mecanismo para se livrar dos seus problemas. 




Então o que é o reino? É desmascarar razões que não são verdadeiras, pessoas que, como lobos vestidos de ovelhas, são como sepulcros caiados. E lembrar que a pregação do Evangelho nos traz recomeço, a pregação para todos nós oferece um novo começo.
A pregação do Evangelho e a ressurreição dos "novos recomeços", do nosso casamento, da segunda manhã, dos nossos sonhos, das nossas emoções; a mensagem do Evangelho é o daqui para frente.

O Evangelho dá novo começo, mas compete à você decidir os seus finalmentes. Porque tem muito peixe bom que vira peixe mal, e muito peixe mal que se torna peixe bom. Padre Antonio Vieira diz que na morte de Jesus morreram mais três pessoas: Judas, um ladrão mal, um ladrão bom e morreu Jesus.




Pregação expositiva do profº Ronaldo Jesus
Assembleia de Deus - Ministério do Belem - Setor 52 - Parque Cocaia - Sede
Domingo, 3 de abril de 2016

 *Ronaldo Jesus
Bacharel em Teologia - Faetesp
Especialização em Hebraico Bíblico e Exegese do Antigo Testamento - Fatisp
Curso de Extensão Universitária em Aramaico Bíblico - USP
Licenciatura em Filosofia - Unifai
Professor de Escola Bíblica Dominical
Cursando Faculdade de Pedagogia

Profº Ronaldo Jesus
Cultos, palestras e eventos
(11) 98606-6404 
celular/whats




quarta-feira, 30 de março de 2016

Jovens te convidam para mega festa no Vargem Grande



Vem aí a Festa dos Jovens "Vencedores por Cristo" em nossa congregação local! Venha comemorar o 22º aniversário do grupo em dois dias de louvor, intercessão, evangelismo, adoração, comunhão e Palavra de Deus. Presença confirmada de nossos amigos do nosso Setor 52 - Parque Cocaia: pastores Jair Lopes e Rodrigo Urcino, e do cantor Marcondes. Clique em nosso link (abaixo) e curta nossa página oficial no Facebook. Aguarde mais informações.


22º Aniversário - Vencedores por Cristo


"E dizendo: Arrependei-vos porque é chegado o reino dos céus" 
(Mateus 3.2) 


Dias 16 e 17 de abril - 18h


Assembleia de Deus - Ministério do Belem
Setor 52 - Parque Cocaia
Congregação Vargem Grande I


Local
Rua Ninho de Imarés (antiga Rua 02), 101
Vargem Grande (Colônia)
São Paulo / SP




ComunicaVG1 
Departamento de Comunicação
AD Belem - Vargem Grande I


#SomosUmadecc #AnoDaOportunidade



sexta-feira, 25 de março de 2016

O Papel do Educador na EBD - Profº Ronaldo Jesus


Profº Ronaldo Jesus 

Por Ronaldo Jesus*

Assim como aponta a retórica agostiniana, ele implica em pensar passos concretos. Desta forma, a finalidade do discurso está vinculada à ação concreta. Transformar a solução deste problema em ações concretas é algo que só acontecerá com a participação de todos. Com a escolha consciente de professores competentes e preocupados com o desenvolvimento espiritual e social superando seus anseios e interesses pessoais, com a participação efetiva de nossos setores, líderes religiosos e da instituição, fruto de iniciativas que visam a virtualidade incentivadora de nossos pastores, possibilitando aos nossos alunos a prática da cidadania, da leitura, o interesse espiritual e o acesso à cultura. 



"Enquanto mestres dos saberes teológicos, não podemos deixar que estes problemas presentes na Educação Cristã, tal como a falta de incentivo e divulgação de tal excelência, se tornem um motivo para que não cumpramos o nosso papel de educadores. Afinal, ninguém nos enganou com tal legado, ninguém nos disse que seríamos lembrados ou que seríamos valorizados pelo paternalismo educador." 

Como é do conhecimento do grande grupo de professores espalhados nesse Brasil à fora, essas ações são de extrema importância, mas cabe ressaltar aqui o quanto é importante a participação ativa dos professores nessa luta. Enquanto mestres dos saberes teológicos, não podemos deixar que estes problemas presentes na Educação Cristã, tal como a falta de incentivo e divulgação de tal excelência, se tornem um motivo para que não cumpramos o nosso papel de educadores. Afinal, ninguém nos enganou com tal legado, ninguém nos disse que seríamos lembrados ou que seríamos valorizados pelo paternalismo educador. 


"Assim, se nós optamos por lecionar, devemos saber que ser professor, mais do que uma chamada, um legado, uma profissão, se trata de uma missão"

É evidente que os problemas que estão na base da Educação Cristã estão muito além das competências dos professores para serem resolvidos, porém, a desmotivação dos professores diante de tal situação, acaba se tornando mais um problema a ser solucionado frente ao pré-requisito da igreja, o que torna ainda mais fácil a sua solução. Assim, se nós optamos por lecionar, devemos saber que ser professor, mais do que uma chamada, um legado, uma profissão, se trata de uma missão, pois acreditamos que se nós conseguirmos formar pessoas mais conscientes, com uma consciência crítica, que reflita a essência da vida e o que o rodeia na realidade, provavelmente teremos uma igreja fortificada em Cristo, livre de problemas vinculados ao pecado, dos quais reclamamos constantemente e agimos como ser tivéssemos secando gelo. 




*Ronaldo Jesus
Bacharel em Teologia - Faetesp
Especialização em Hebraico Bíblico e Exegese do Antigo Testamento - Fatisp
Curso de Extensão Universitária em Aramaico Bíblico - USP
Licenciatura em Filosofia - Unifai
Professor - Filosofia e Escola Bíblica Dominical
Pedagogia - Cursando 


Escola Bíblica Dominical
Classes para todas as faixas etárias

Todos os domingos, à partir das 8h 

Assembleia de Deus - Ministério do Belem 
Setor 52 - Parque Cocaia - Vargem Grande I
Rua Ninho de Imarés, 101 - Vargem Grande (Colônia)
São Paulo - SP 

  

quarta-feira, 2 de março de 2016

Presbítero José Odair ministra na Assembleia de Deus - Colheita


Presbíteros Adriano e Odair
Por Fernando Jesus

O presbítero José Odair (Assembleia de Deus - Belem)  ministrou a Palavra de Deus na Assembleia de Deus - Ministério da Colheita  na quarta-feira da semana passada, dia 24 de fevereiro. A igreja, dirigida pelo presbítero Adriano Silva Viana, está situada no Parque Santo Antonio, zona sul da cidade de São Paulo. 




A mensagem que o pb. José Odair ministrou foi "Fora dos muros mas com o coração dentro da cidade". Tendo como base 2 Reis 7.3: "Ora, estavam quatro leprosos à porta da cidade, os quais disseram entre si: Por que ficarmos nós aqui até morrermos?"




"Fui recepcionado muito bem, a direção da igreja me disponibilizou um bom tempo para ministrar e foi gratificante ver o recebimento da Palavra do Senhor", finaliza o presbítero imensamente agradecido. 


Assembleia de Deus - Ministério do Belem
Setor 52 - Parque Cocaia
Congregação: Vargem Grande I
Rua Ninho de Imarés, 101 - Vargem Grande (Colônia)

Cultos e Estudos Bíblicos 

Terça - Culto de Ensino - 19h
Quarta - Círculo de Oração - 19h
Quinta - Culto de Louvor e Adoração - 19h
Domingo - Escola Bíblica Dominical - 8h
Domingo - Culto de Louvor e Adoração - 18h

1º Sábado - Culto com as Crianças - 14h
4º Sábado - Culto com os Adolescentes e Jovens - 19h
2º Domingo - Culto de Missões - 18h
3º Domingo - Ceia do Senhor - 18h 



sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Pastor Jair Lopes, Ceia e Cultos em nossa Igreja

Palavra de Deus: pastor  Jair Lopes ministrando

Por Fernando Jesus

Sábado, 20 de fevereiro, foi celebrada a Ceia do Senhor em nossa congregação. O pastor Jair Lopes (Setor 52 - Parque Cocaia) nos honrou com sua presença ministrando a Palavra de Deus. As congregações de Vargem Grande II, III e IV estiveram celebrando a Ceia conosco. 




Os grupos locais (crianças, adolescentes, jovens e Círculo de Oração) e os músicos da AD Belem Vargem Grande II louvaram ao Senhor juntamente com a igreja. O cooperador Roberto Justino deu uma saudação. 



Roberto Justino

A mensagem pregada pelo pastor Jair Lopes abordou os apóstolos de Jesus, e em especial os três que mais andavam com o Mestre: Pedro, Tiago e João. Um grande ensino sobre buscar uma vida de intimidade com o Senhor. Todos que estiveram presentes foram tocados pelo Espírito Santo e convencidos a viverem uma vida cada vez mais próxima de Cristo.


Palavra de Deus: pastor  Jair Lopes ministrando

Confira no link abaixo mais algumas imagens dessa reunião de lembrança da morte e ressurreição de nosso Senhor Jesus, e de outros de nossos cultos. E não perca o Culto com os Adolescentes e Jovens que será realizado amanhã, às 19h, em nossa congregação.


Culto com os Adolescentes e Jovens
Sábado, 27 de fevereiro, às 19h
Rua Ninho de Imarés, 101


Assembleia de Deus - Ministério do Belem
Setor 52 - Parque Cocaia 
Congregação: Vargem Grande I





segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Pastor Rodrigo Urcino e Rose Urcino: família à serviço de Jesus

Adoradores: uma família unida em Cristo


Por Fernando Jesus 


Domingo, 7 de fevereiro,  tivemos o prazer de receber em nossa congregação o pastor Rodrigo Urcino, a cantora Rose Urcino (sua esposa) e seus familiares. Juntamente com esse casal de amigos do nosso setor nos alegramos em Deus no nosso culto de domingo. 


Palavra de Deus: ev. Carlos Cleiton e pr. Rodrigo Urcino


O culto foi dirigido pelo evangelista Carlos Cleiton Alcântara, nosso dirigente local. Após os grupos da igreja (crianças, adolescentes, jovens e irmãs) louvarem ao Senhor a  cantora Rose Urcino adorou ao Senhor juntamente com a igreja. E após a mensagem oficial do culto novamente. 






O pastor Rodrigo Urcino ministrou com o tema: "O justo viverá pela fé" - Habacuque 2.4. Iniciou com uma explicação sobre os livros dos profetas chamados "maiores e menores" do Antigo Testamento, e no livro de Habacuque explicou sobre o propósito do mesmo e qual a mensagem que o profeta estava passando. Chegou ao apóstolo Paulo e ao escritor do livro de Hebreus que reiteram que "o justo viverá pela fé".



Com várias citações bíblicas, e testemunhos que confirmaram a mensagem, convocou  todos a viverem uma vida guiada pela fé em Jesus Cristo, pois afinal somos salvos pela graça e é em Jesus que devemos depositar a nossa fé. 



O justo viverá pela fé

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Assembleia de Deus consagra novos obreiros

Obreiros aprovados com o evangelista Carlos Cleiton

Por Fernando Jesus 

A congregação de Vargem Grande I tem o privilégio de anunciar a consagração de nossos obreiros para a obra do Senhor. Foram consagrados, sob indicação do nosso dirigente local, o evangelista Carlos Cleiton, essa semana, o presbítero José Odair e os diáconos Ronaldo Jesus, Cleber Campos e Fábio Costa (dirigente da congregação de Vargem Grande IV, que teve seu diaconato reconhecido pelo ministério).


Dc. Ronaldo, Jucélia e Daniel

"Empenha-te em te apresentares diante de Deus como homem digno de aprovação, operário que não tem de que se envergonhar, íntegro distribuidor da palavra da verdade". Essas foram algumas palavras que o apóstolo Paulo escreveu para seu discípulo Timóteo, registradas na Carta de Paulo à Timóteo 2.15. Um obreiro aprovado, um operário, um trabalhador à serviço do reino de Deus.


Presbítero José Odair


Joilza, diácono Cleber e pastor Ezequias Henrique 

O trabalho de nossos obreiros é conhecido pelo zelo e dedicação com que servem ao Senhor contribuindo para o crescimento do reino de Deus. Desejamos ao nosso professor da Escola Bíblica Dominical (classe dos adultos) e diácono Ronaldo Jesus e ao estimado presbítero José Odair - juntamente com o diácono e coordenador dos jovens local Cleber Campos e o diácono Fábio Costa - que continuem crescendo na graça e no conhecimento do Senhor Jesus.

Pr. José Wellington, irmã Vanda, Simone e pb. José Odair

Consagração: presbíteros

A realização de promessas de anos sendo cumpridas. Um chamado do Senhor na vida de obreiros e suas esposas e famílias. Tudo coopera juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, como anunciou o divinamente inspirado apóstolo Paulo. 

Simone e presbítero José Odair

Consagração: diáconos da Assembleia de Deus - Belem


Chamado: obreiros aprovados e suas esposas 

Ver promessas do Senhor se cumprindo em vossas vidas é motivo de extrema alegria e satisfação. Que continuem servindo ao Senhor com o mesmo zelo com que chegaram até aqui. A alegria dos obreiros, familiares e da igreja só nos mostra que Deus é bom em todo o tempo, e em todo o tempo... Deus é bom! rs